Fogaça - corretora de seguros
Dúvidas

O QUE FAZER EM CASO DE SINISTRO

Roubo ou Furto
Comparecer à delegacia mais próxima e realizar o Boletim de Ocorrência. Posteriormente, entrar em contato com a Fogaça Seguros para informar sobre o fato, para que possamos comunicar a Seguradora e esta informar os procedimentos que deverão ser feitos e disponibilizar o serviço de carro reserva, caso tenha sido contratado na apólice.

Guincho
Se o seu seguro tem a cobertura de Assistência 24 Horas, entre em contato com a Seguradora para a solicitação, pois o serviço é gratuito ou ligue para a Fogaça Seguros que acionamos para você.

Terceiros
Em caso de sinistro com envolvimento de terceiros, fazer o Boletim de Ocorrência e comunicar a Seguradora e/ou a Fogaça Seguros . Posteriormente encaminhar os veículos para oficinas, de preferência credenciadas. A oficina irá agendar vistoria com o perito da Cia e emitirá o orçamento.


DICAS - SEGURO AUTOMÓVEL

Saiba dicas importantes para a contratação do seguro de automóvel:
  • Observe as garantias oferecidas Atualmente, existem diversas garantias disponíveis, permitindo que você possa contratar um seguro sob medida para suas necessidades e seu orçamento.

  • Além da Garantia Básica do veículo, procure conhecer todas as Garantias Adicionais oferecidas, como: Carro Reserva, Despesas Extraordinárias, Valor de Novo, Assistência 24 Horas, entre outras. E lembre-se de perguntar sempre o preço: ele pode ser bem menor do que você imagina.

  • Previna-se: acidentes com terceiros As conseqüências de um acidente são imprevisíveis, mas você pode evitar que seu bolso seja atingido. Não esqueça de incluir a garantia de Responsabilidade Civil em seu seguro. Ela cobre os danos materiais e corporais causados a terceiros. A cobertura é ampla, mas o custo é pequeno.

  • Você sabia que em caso de colisão contra postes e outros bens, sejam públicos ou privados, o responsável pelos danos é obrigado a indenizar o proprietário? A garantia de Responsabilidade Civil também cobre esses prejuízos.

  • Informe-se sobre franquias. Na hora de contratar o seguro do seu carro, pergunte sobre os valores de franquia disponíveis, pois isso tem influência direta no custo do seu seguro. Quanto maior o valor da franquia escolhido, menor será o custo do seu seguro.

  • Atenção: O valor da franquia pode variar de uma seguradora para outra e está relacionado à marca e ao modelo do veículo.

  • Bônus: é um direito seu. Caso não utilize seu seguro, você tem direito a um bônus a cada renovação. O bônus é um desconto progressivo que reduz o custo do seguro. Por isso, sempre que for renovar seu seguro, informe o seu bônus. Ele é seu e pode, até mesmo, ser transferido de seguradora.

  • Considere os Descontos e Benefícios. Procure conhecer todos os descontos e benefícios disponíveis. Hoje, além de descontos especiais nas renovações, algumas seguradoras oferecem também convênios com hotéis, estacionamentos e locadoras de veículos. Analise esse conjunto de vantagens na hora de contratar seu seguro. No final das contas, você pode economizar muito mais do que imagina.

  • Verifique os serviços de atendimento Algumas seguradoras colocam à disposição de seus segurados uma Central de Atendimento 24 Horas, permitindo um acesso rápido a diversos serviços, como a comunicação do sinistro por telefone.

  • Indicado para veículos Zero km. Ao contratar um seguro para um automóvel Zero km, escolha uma seguradora que ofereça, automaticamente e sem nenhuma cobrança adicional, a indenização pelo valor de novo, durante os primeiros 90 dias.

  • Veja se você também pode contratar uma Garantia Adicional, que estenda a indenização pelo valor de Zero km até os primeiros 6 meses contados a partir da data de início do seguro.

  • Importante: contrate o seguro antes de retirar o automóvel da concessionária, basta apresentar a nota fiscal. Assim, você não corre riscos desnecessários.

  • Escolha um seguro com Assistência 24 horas. Imagine esta cena: você está numa cidade desconhecida ou numa rua deserta. De repente, alguma coisa acontece no seu carro. O que você faz?

  • Se você tem um seguro com Assistência 24 Horas, pode ficar tranqüilo. Basta ligar e comunicar o ocorrido. A Assistência 24 Horas se encarregará de oferecer a melhor solução: reboque, auxílio mecânico, hospedagem, etc.

  • Para quem gosta ou precisa viajar de carro, a Assistência 24 Horas é indispensável.

  • Não esqueça de incluir a garantia de Responsabilidade Civil em seu seguro. Ela cobre os danos materiais e corporais causados a terceiros. A cobertura é ampla, mas o custo é pequeno.

  • Você sabia que em caso de colisão contra postes e outros bens, sejam públicos ou privados, o responsável pelos danos é obrigado a indenizar o proprietário? A garantia de Responsabilidade Civil também cobre esses prejuízos.

  • Informe-se sobre franquias. Na hora de contratar o seguro do seu carro, pergunte sobre os valores de franquia disponíveis, pois isso tem influência direta no custo do seu seguro. Quanto maior o valor da franquia escolhido, menor será o custo do seu seguro.

  • Atenção: O valor da franquia pode variar de uma seguradora para outra e está relacionado à marca e ao modelo do veículo.

  • Bônus: é um direito seu. Caso não utilize seu seguro, você tem direito a um bônus a cada renovação. O bônus é um desconto progressivo que reduz o custo do seguro. Por isso, sempre que for renovar seu seguro, informe o seu bônus. Ele é seu e pode, até mesmo, ser transferido de seguradora.

  • Considere os Descontos e Benefícios. Procure conhecer todos os descontos e benefícios disponíveis. Hoje, além de descontos especiais nas renovações, algumas seguradoras oferecem também convênios com hotéis, estacionamentos e locadoras de veículos. Analise esse conjunto de vantagens na hora de contratar seu seguro. No final das contas, você pode economizar muito mais do que imagina.

  • Verifique os serviços de atendimento Algumas seguradoras colocam à disposição de seus segurados uma Central de Atendimento 24 Horas, permitindo um acesso rápido a diversos serviços, como a comunicação do sinistro por telefone.

  • Indicado para veículos Zero km. Ao contratar um seguro para um automóvel Zero km, escolha uma seguradora que ofereça, automaticamente e sem nenhuma cobrança adicional, a indenização pelo valor de novo, durante os primeiros 90 dias.

  • Veja se você também pode contratar uma Garantia Adicional, que estenda a indenização pelo valor de Zero km até os primeiros 6 meses contados a partir da data de início do seguro.

  • Importante: contrate o seguro antes de retirar o automóvel da concessionária, basta apresentar a nota fiscal. Assim, você não corre riscos desnecessários.

  • Escolha um seguro com Assistência 24 horas. Imagine esta cena: você está numa cidade desconhecida ou numa rua deserta. De repente, alguma coisa acontece no seu carro. O que você faz?

  • Se você tem um seguro com Assistência 24 Horas, pode ficar tranqüilo. Basta ligar e comunicar o ocorrido. A Assistência 24 Horas se encarregará de oferecer a melhor solução: reboque, auxílio mecânico, hospedagem, etc.


SAIBA COMO FUNCIONA O SEGURO

Como é calculado o seguro?
A Seguradora analisa dados sobre a ocorrência de sinistros, os valores dos prejuízos e a tendência do mercado.

O que é prêmio?
É o preço do seguro. É o valor a ser pago pelo segurado à seguradora, o qual pode ser parcelado.

E se não pagar uma parcela do prêmio?
A Seguradora não é obrigada a pagar indenização em caso de sinistro ao segurado.

O que deve constar no contrato de seguro?
O contrato de seguro é denominado apólice, e deve constar todas as informações que serviram de base para o cálculo do seguro, o valor a ser pago, as coberturas contratadas e dados da Seguradora.

O que é bônus?
É o desconto progressivo, concedido a cada renovação. O bônus só é concedido aos segurados que não utilizaram o seguro.

O valor do seguro varia de uma seguradora para outra?
Sim, é um mercado muito competitivo em todo o mundo. Portanto, é fundamental comparar preços e coberturas oferecidas pelas Seguradoras antes de escolher o seu.

O que é sinistro?
Sinistro é a ocorrência de prejuízo ou dano (incêndio, acidente, roubo, etc.), em algum bem sobre o qual se fez seguro.

O que é franquia?
Participação do segurado nos prejuízos em caso de sinistro.

Tenho que pagar a franquia em caso de indenização integral ao meu veículo?
Não. A franquia só e paga em caso de perda parcial.

O que são coberturas?
Seguro representa a transferência dos riscos aos quais o segurado e seus bens estão expostos. A cobertura, para esses riscos está especificada na cobertura, para esses riscos está especificada na apólice. No seguro de automóveis, os riscos mais comuns são: Compreensivo - cobertura contra incêndio, roubo, colisão e responsabilidade civil facultativa. Cobre danos sofridos e causados pelo veículo. Incêndio/roubo - cobre, somente, danos causados por incêndio ou roubo do veículo. Incêndio/colisão - cobre, somente, danos causados por incêndio ou colisão do veículo. Responsabilidade Civil Facultativa - a Responsabilidade Civil do proprietário ou do motorista (autorizado), está coberta até o limite especificado na apólice e cobre danos causados a terceiros, sejam danos pessoais ou materiais.

O que é Responsabilidade Civil?
É a proteção do seu patrimônio contra danos que o seu veículo pode causar a terceiros (danos pessoais/corporais), ou contra outros bens de terceiros (danos materiais), que você seja, legalmente, considerado culpado, por meio de

O que é sinistro?
Sinistro é a ocorrência de prejuízo ou dano (incêndio, acidente, roubo, etc.), em algum bem sobre o qual se fez seguro.

O que é franquia?
Participação do segurado nos prejuízos em caso de sinistro.

Tenho que pagar a franquia em caso de indenização integral ao meu veículo?
Não. A franquia só e paga em caso de perda parcial.

O que são coberturas?
Seguro representa a transferência dos riscos aos quais o segurado e seus bens estão expostos. A cobertura, para esses riscos está especificada na cobertura, para esses riscos está especificada na apólice. No seguro de automóveis, os riscos mais comuns são: Compreensivo - cobertura contra incêndio, roubo, colisão e responsabilidade civil facultativa. Cobre danos sofridos e causados pelo veículo. Incêndio/roubo - cobre, somente, danos causados por incêndio ou roubo do veículo. Incêndio/colisão - cobre, somente, danos causados por incêndio ou colisão do veículo. Responsabilidade Civil Facultativa - a Responsabilidade Civil do proprietário ou do motorista (autorizado), está coberta até o limite especificado na apólice e cobre danos causados a terceiros, sejam danos pessoais ou materiais.

O que é Responsabilidade Civil?
É a proteção do seu patrimônio contra danos que o seu veículo pode causar a terceiros (danos pessoais/corporais), ou contra outros bens de terceiros (danos materiais), que você seja, legalmente, considerado culpado, por meio de acordos, previamente, aceitos pela seguradora ou que forem transitados em julgado.

A apólice de seguro cobre os acessórios do carro?
Não. É necessário contratar garantia opcional para essa cobertura.

Quando meu veiculo passa a estar segurado?
Após realização da vistoria prévia do veículo e confirmação do pagamento da primeira parcela do seguro ou do total do prêmio, em caso de pagamento à vista.

A quem devo recorrer caso tenha reclamações sobre meu seguro?
Você deve recorrer à SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, que é o órgão fiscalizador do mercado de seguros. Ligue: 0800-21 28 484
Contatos
(43) 3028-4311
R. Eduardo Lunardelli, 295 - Sala 01
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